terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Novo curso Performance Tuning com Oracle 12c

Nos últimos 3 meses estive trabalhando na elaboração de um curso sobre Performance Tuning em Oracle incorporando os novos recursos disponíveis na versão 12c. A idéia era criar um curso que ensinasse desde a base necessária para o entendimento da arquitetura Oracle até as técnicas mais avançadas para obter o máximo de performance e escalabilidade do ambiente.

Neste curso eu consolidei tanto informações do material oficial de tuning da Oracle (baseado no manual Oracle Database Performance Tuning Guide) como também informações de meus artigos anteriores e uma extensa pesquisa documental nos blogs, artigos e notas dos principais "gurus" do mundo Oracle, como Tom Kyte, Tanel Poder, Maria Colgan, Adrian Billington e outros.

A idéia é explorar a ótica do performance tuning tanto do ponto de vista de SQL, através do entendimento do otimizador baseado em custo (CBO), das coleções de estatísticas e dos principais operadores de acesso, como também explorar o mundo PL/SQL com seus padrões de codificação, estratégias de processamento em massa e principais otimizações.

Este curso já foi realizado em duas turmas e agora estou abrindo a divulgação para que empresas interessadas possam contratá-lo.

Eu disponibilizei a primeira versão deste curso no Slideshare para quem quiser ter uma idéia do material e assuntos abordados. Notem que a versão atual do curso foi revista e ampliada, contendo temas que não foram abordados nesta primeira edição.

Veja o material da primeira edição abaixo:


Mais informações e dados de contato podem ser encontradas no site zlk.net.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário