sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Metodologia para Tuning de Procedimentos - Parte 2

No post anterior eu falei sobre o primeiro requisito para uma tarefa de tuning: a reprodutibilidade. Dando continuidade ao assunto, hoje vou abordar o segundo requisito: o objetivo. Toda tarefa de tuning necessita ter muito bem estabelecido o seu objetivo logo no início do processo. Eu sempre pergunto para as pessoas "Qual é a meta para este procedimento?", ou seja, qual é o tempo de resposta esperado como resultado da tarefa de tuning?

Estabelecer este tempo logo no início evita que seja gasto um esforço muito grande para otimizar o processo além do necessário e, digo isso principalmente porque, considerando que estamos falando de um processo complexo, sempre é possível extrair mais performance. O grande problema é o nível de esforço que vai ser gasto para obter as melhorias sucessivas, pois a cada nível de melhoria a tendência é que o processo para obter melhora seja mais complexo e mais demorado. Fundamentalmente, encontrar um equilibro entre objetivo de tuning e esforço é o segredo do tuning bem sucedido.

Algumas vezes o objetivo não está bem definido quando nós recebemos a tarefa, e é aí que ter feito todo o preparo que eu comentei sobre a reprodutibilidade vai entrar no jogo. Primeiro executamos o processo sem nenhuma intervenção para obter uma baseline na qual iremos nos basear durante todo o trabalho. Em alguns casos isso não é possível, como por exemplo, eu já recebi algumas tarefas onde a especificação dizia algo parecido com "este processo não roda mais... leva horas e não termina". Neste tipo de situação a baseline pode ser estabelecida em um processo parcial. Existem várias formas para fazer isto e tratarei de comentar sobre isso adiante.

Se você conseguir estabelecer a baseline no processo completo melhor, porém em processos muito grandes, ou mesmo, "infinitos", podemos utilizar as seguintes abordagens: 1) gerar um volume de dados de entrada menor para o processo (assumindo que estes dados são estatisticamente relevantes); 2) dividir o processo em etapas e analisando cada uma delas de forma independente ou; 3) utilizar o recurso de amostragem do Oracle (e ele se preocupa em reduzir o volume de dados por você).

Sobre o recurso de amostragem, talvez um recurso que poucos conheçam, trata-se da clausula SAMPLE do SELECT. Observe:


oracle@hitomi:~$ sqlplus paulo/paulo

SQL*Plus: Release 11.2.0.2.0 Beta on Sat Nov 26 13:45:03 2011

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle.  All rights reserved.


Connected to:
Oracle Database 11g Express Edition Release 11.2.0.2.0 - 64bit Beta

SQL> create table t as select rownum x from dual connect by level <= 100;

Table created.

SQL> select count(*) from t;

  COUNT(*)
----------
       100

SQL> select count(*) from t sample(10);

  COUNT(*)
----------
12

SQL> /

  COUNT(*)
----------
7

SQL> /

  COUNT(*)
----------
4

SQL> /

  COUNT(*)
----------
11

SQL> select * from t sample(10);

X
----------
8
15
22
30
76
94

6 rows selected.

SQL>

Neste exemplo, foi criada uma tabela t com 100 linhas. Em seguida, demonstro o uso da cláusula sample com uma amostragem de 10%. Note que, por ser um conjunto de dados pequenos, existe uma grande variação no número de linhas retornadas. Para conjuntos de dados maiores esta cláusula tende a representar subconjuntos bastante significativos.

A grande vantagem do seu uso, também, é o fato de que você não precisa modificar a sua massa de dados de origem e consegue reduzir o tempo de execução necessário para cada teste de alteração no procedimento em que se está fazendo o tuning.


Uma vez estabelecidos os critérios de reprodutibilidade, o objetivo do tuning e a baseline de referência, seja esta para a massa de dados completa ou parcial, podemos então partir efetivamente para a tarefa de tuning.

Nesta próxima etapa precisamos tomar o cuidado de manter um controle rigoroso das alterações que fazemos, alterando de preferência uma coisa de cada vez. As vezes é muito tentador fazer várias modificações ao mesmo tempo, porém corremos sempre o risco de perder a referência e ter que voltar atrás várias vezes até descobrir qual alteração melhorou e qual piorou a performance do processo.

Eu recomendo o uso de uma planilha do Excel como controle de execuções, alterações, efeitos esperados e efeitos obtidos. Para não tornar este post demasiadamente extenso, continuarei a falar sobre isso na parte 3 desta série... fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário